por Sara Ferreira, Farmacêutica e Terapeuta Ayurvédica, com formação em Fitoterapia e Naturopatia. Responsável pela Consulta da Mulher pela Ayurveda no Instituto de Medicina Integrativa em Coimbra.
INTRODUÇÃO
Porquê voltar à ciência ancestral se temos a ciência moderna? Simplesmente porque aquela vê «o todo», enquanto a atual «vê a parte». Aquela tinha como único propósito melhorar a saúde, a vitalidade e a longevidade. A ciência atual é movida por interesses económicos, o que ao longo dos tempos tem resultado em muitos contrassensos. Vale apena olhar para a ciência Ancestral com curiosidade para saber de que modo esta pode melhorar a sua qualidade de vida.
A Ayurveda desenvolveu 7 livros de instrução do ser humano consoante o seu prakriti.
Prakriti ou prakruthi significa «natureza ou origem» em sânscrito e determina a estrutura corporal e outras qualidades físicas, bem como qualidades fisiológicas como as capacidade digestiva, metabólica e a circulação. O prakriti determina ainda as características da personalidade.
Conhecer o prakriti permite conhecer a individualidade, não sendo esta imutável mas evolutiva ao longo da vida, sendo possível viver em harmonia com ela e usufruir melhor das suas qualidades.
Conhecer o prakriti permite identificar que alimentos devo consumir, que alimentos devo evitar, que estilo de vida devo seguir e que ambientes devo evitar, de modo a ter saúde, vitalidade e prevenir a doença.
Conhecer o prakriti permite ainda identificar que doenças eu tenho propensão a adquirir e, portanto, permite definir estratégias para prevenir a doença e ter uma vida longa e plena.
Conhecer o prakriti permite abrir o «livro de instruções» de cada individualidade. É compreender-se integralmente.
Conhecer o prakriti permite compreender os seus pensamentos, as suas ações e reações, bem como gerir emoções e conflitos internos. Por outro lado, identificar o prakriti do «outro» é melhorar a empatia e as relações interpessoais.
AYURVEDA o que é o dosha?
«Dosha» significa «qualidade» em sânscrito e refere-se à qualidade da matéria em geral, sendo esta constituída pelos 5 elementos Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. O ser humano é a reunião destes cinco grandes elementos da natureza e pelo espírito, que é imaterial.
Assim sendo, a constituição individual (prakriti) depende da quantidade de cada elemento no seu organismo. Cada prakriti tem o seu dosha que quando em equilíbrio e harmonia, é responsável pelas diferentes funções do corpo e pelo seu funcionamento equilibrado. Quando em desequilíbrio origina a doença.
Foi apenas no século XIX que a teoria dos 5 elementos desvaneceu para a teoria atómica, sendo que hoje considera-se que o ser humano é constituído por carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto, que podem ser qualificados e quantificados em análises sanguíneos e exames de imagiologia. Esta microanálise levou a percepção errónea de que somos todos iguais e que podemos ser analisados de modo matemático e generalizado, o que na prática tem levado a muitos resultados frustrantes.
Ayurveda como posso saber qual é o meu prakriti?
É possível saber o seu prakriti respondendo a questionários que inclusive pode encontrar online, no entanto, com margem de erro. É importante que consulte um profissional de Ayurveda com experiência, porque é muito comum a confusão entre prakriti, vikriti e dosha.
Cada pessoa é uma combinação de 3 constituições principais Vata, Pitta e Kapha com predomínio de uma ou mais, ou seja, existem 7 tipos de constituição: Vata, Pita, Kapha, Pita-Vata, Pita-Kapha, Vata-Kapha, Vata-Pita-Kapha.
Descrevo abaixo as principais características de cada um, para que possa saber qual o dosha que predomina em si!
Ayurveda o que é Vata?
O Prakriti Vata tem características físicas, fisiológicas e psicológicas bem definidas:
1-Características físicas: tem uma estrutura óssea estreita, magra e um fraco desenvolvimento muscular.
2-Características fisiológicas: tem apetite e digestão irregulares, com as fezes são secas e escassas. Transpiram pouco e não urina muito. Têm sempre as mãos e os pés frios. Dormem pouco e têm tendência a acordar durante a noite. Cansam-se facilmente.
3-Características psicológicas: são pessoas criativas, entusiastas e captam tudo rapidamente. No entanto, têm uma memória fraca. São agitadas: falam e movem-se rapidamente. Têm tendência a emoções negativas como medo e ansiedade.
AYURVEDA o que é PITTA?
O Prakriti Pitta tem características físicas, fisiológicas e psicológicas bem definidas:
1-Carcterísticas físicas: têm uma estrutura óssea média, peso médio e desenvolvimento muscular moderado.
2-Carcaterísticas fisiológicas: tem um forte apetite e uma boa digestão, com fezes abundantes. Transpiram e urinam abundantemente. Têm sempre as mãos e pés quentes. Dormem bem podendo ter dificuldade em adormeçer.
3-Características psicológicas: são inteligentes, planeadoras e ambiciosas. No entanto, são narcisistas. São determinadas: falam e movimentam-se com autoconfiança. No entanto, têm tendência a emoções negativas como irritabilidade, inveja e ciúme.
AYURVEDA o que é KAPHA?
O Prakriti Kapha tem características físicas, fisiológicas e psicológicas bem definidas:
1-Características físicas: têm uma estrutura óssea bem desenvolvida e um bom desenvolvimento muscular. No entanto, têm tendência a excesso de peso.
2-Características fisiológicas: têm um forte apetite mas uma digestão fraca, com tendência a sonolência após as refeições. As excreções são abundantes mas a transpiração émoderada. Têm sempre as mãos e os pés frios. Dormem muito e têm uma boa vitalidade.
3-Características psicológicas: demoram tempo a compreender determinado assunto mas têm uma boa memória. São pessoas calmas, compreensivas e amorosas. São lentas: falam e movimentam-se devagar. São geralmente pessoas alegres mas possessivas. Ganham dinheiro mas não o gastam. Têm tendência a emoções negativas como melancolia.
CONCLUSÃO
Todos nós nascemos com determinado pakriti que não é imutável ao longo da vida. O prakriti altera o seu dosha ao longo da vida com aumento de kapha na infância, aumento de Pita na idade adulta e aumento de Vata no envelhecimento. O prakriti altera o seu dosha ao longo do ano com aumento do dosha Vata no Outono, aumento do dosha Kapha no Inverno, aumento do dosha Pita na Primavera e aumento dos doshas Pita e Vata no Verão. Comprender estas alterações permite-nos fazer ajustes no nosso estilo de vida, de modo a potenciar a saúde e a vitalidade em cada etapa da vida e ao longo do ano, para prevenir o vikriti e a doença e ter uma vida longa de qualidade!
Se quer compreender-se verdadeiramente siga a Ayurveda, a ciência da vida.
Quer iniciar este caminho? Veja o Programa Conheça-se que a Dra Sara tem para si.